quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) definiu como tema para o Dia Mundial da Alimentação 2013 o assunto “Sistemas Alimentares Saudáveis”.


Hoje quase 870 milhões de pessoas sofrem de desnutrição crónica, ao mesmo tempo que modelos insustentáveis de desenvolvimento estão a degradar o meio ambiente, ameaçando os ecossistemas e a biodiversidade que serão necessários para garantir o fornecimento de alimentos no futuro. Os clamores por profundas mudanças na nossa agricultura e no nosso sistema alimentar tornam-se cada vez mais frequentes e mais insistentes.

Os problemas referidos são difíceis de resolver, mas existem outros relacionados com a alimentação que podem ser facilmente resolvidos para muitos e nos podem ajudar a melhorar significativamente a nossa saúde. Um exemplo é a melhoria da nossa alimentação. Quase todos podemos escolher melhor o que comemos, melhorando a nossa saúde e simultaneamente reduzindo custos.

Hoje, no salão polivalente da Escola Básica de Montargil Nº1, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, o enfermeiro Francisco Mendes, do Centro de Saúde de Montargil, deu algumas informações e conselhos a todos os alunos do 2º e 3º Ciclos. Ajudou a interpretar a informação da roda dos alimentos, falou dos vários alimentos que a constituem cada setor da roda, informou sobre os principais erros alimentares e sobre as suas consequências para a saúde e deu conselhos para uma alimentação saudável.

De entre os muitos conselhos, escolhi os seguintes para repetir aqui:

- Não sair de casa sem tomar um bom pequeno-almoço;

- Não passar mais de 3 horas sem comer;

- Consumir muitos vegetais e frutos como recomenda a Roda dos Alimentos;

- Reduzir o consumo de sal;

- Reduzir o consumo de carne e evitar o consumo das suas gorduras;

- Consumir peixe;

- Consumir sempre sopa ao almoço e ao jantar;

- Trocar os doces pela fruta;

- Não consumir bebidas alcoólicas antes da idade adulta;

- Preferir os produtos das nossas hortas e pomares;

- Preferir produtos da época;

- Beber muita água.

Termino com a frase escolhida pelo enfermeiro Francisco Mendes para iniciar a sua sessão:

“Diz-me o que comes, dir-te-ei a saúde que tens!”