sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mensagem do Dia Mundial da Alimentação

No próximo domingo, dia 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação. Por se tratar de um dia de fim-de-semana, o Agrupamento de Escolas de Montargil antecipou esta comemoração para o dia de hoje, 14 de outubro.

Este ano, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) escolheu para tema destas comemorações “Preço dos Alimentos, da crise à estabilidade”. Assim, independentemente da forma como cada um de nós comemora este dia, é importante que todos pensem um pouco em todos aqueles que vivem com poucos recursos e para quem o preço dos alimentos se tornou demasiado elevado.

Hoje, poderá encontrar expostos nesta escola trabalhos sobre o dia em comemoração, a maior parte revelando preocupações sobre a alimentação equilibrada e sobre a necessidade de consumir determinados produtos em detrimento de outros. Se almoçar nesta escola, terá a oportunidade de fazer uma alimentação equilibrada e até poderá escolher de entre várias frutas e saladas, as que mais lhe agradarem. Contudo, o maior problema relacionado com a alimentação é a fome e, enquanto nós estamos preocupados em selecionar os melhores produtos alimentares, 900 milhões de pessoas passam fome e só pensam, a todo o momento, em obter qualquer coisa para comer.

Ao longo das nossas vidas, os tempos vão sendo umas vezes mais difíceis, outras mais fáceis, umas vezes para uns, outras para outros. É importante que os que estão melhor vão ajudando os que estão pior, sempre com a esperança de que será possível ter um Mundo mais justo.

Pense nisto e, sempre que lhe pedirem um alimento, contribua, seja generoso, não arranje desculpas e não finja que o problema não existe!

Esta é a mensagem dos alunos do 9ºA e do Professor de Ciências Naturais do Agrupamento de Escolas de Montargil.